quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Condições Cósmicas para a Classe Nobre
(Ciência 2.0) A Nebulosa do Caranguejo formou-se há 1000 anos quando explodiu uma estrela massiva. Um novo estudo sobre este objeto bastante conhecido revelou algo de surpreendente - uma molécula rara chamada de hidreto de árgon.
Tudo o que existe na Terra, no nosso sistema solar, na nossa galáxia, tudo o que possa tocar, ver, cheirar ou sentir, enfim tudo o que existe no nosso universo, pode ser dividido em apenas 98 materiais produzidos naturalmente e que são chamados de “elementos químicos”. Alguns dos elementos que talvez conheça são o oxigénio, ferro, ouro e prata.
Quando um ou mais elementos se juntam passamos a ter “moléculas”. Estas constituem os milhares de componentes dos restantes materiais do universo. Água e dióxido de carbono são exemplos de moléculas. Mas existem alguns elementos “solitários” que não se ligam a outros elementos para formar moléculas. Os “gases nobres” são um grupo de elementos químicos a quem desagrada particularmente estabelecer ligações, daí serem encontrados na sua maioria, sozinhos.
Ao fazermos esta afirmação significa que em determinadas condições especificas podem formar-se moléculas. Estas condições foram criadas em laboratório por diversas vezes e os cientistas conseguiram criar muitas moléculas de gases nobres. Mas estas moléculas nunca foram encontradas no espaço, levando os cientistas a pensar que as condições ideais para a existência destas moléculas não existia no espaço… até agora!
A Nebulosa do Caranguejo, que pode ser observada nesta imagem, formou-se há 1000 anos quando explodiu uma estrela massiva. Um novo estudo sobre este objeto bastante conhecido revelou algo de surpreendente - uma molécula rara chamada de hidreto de árgon. Esta molécula forma-se quando o gás nobre árgon se liga ao elemento mais comum do universo, hidrogénio. Parece que a Nebulosa do Caranguejo proporciona as “condições necessárias” que quase já tínhamos perdido a esperança de encontrar!
Curiosidade: Existem atualmente 118 elementos químicos conhecidos mas apenas 98 ocorrem na natureza. Os restantes elementos são sintetizados em laboratório. Todos os elementos químicos conhecidos estão organizados na tabela periódica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário