sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Interessante Região do Cisne: Cygnus X-1 e Cygnus X-3


(Daily Galaxy / Cienctec) Essa imagem em raios gamma feita pelo satélite Integral, mostra o Cygnus X-1 (a grande bolha branca no centro) e o Cygnus X-3, um disco de crescimento que circula uma estrela de nêutrons e é a terceira fonte emissora de alta energia mais brilhante na constelação de Cygnus, o Cisne.

O Imager on Board the Integral Satellite (IBIS) registrou essa imagem durante a fase de teste e mostra não somente o Cygnus X-1 ao centro, mas também o Cygnus X-3 (na parte superior esquerda da imagem). Ao invés de um buraco negro acredita-se que o Cygnus X-3 seja uma estrela de nêutrons (um pequeno núcleo estelar morto) puxando sua companheira estelar. Essa imagem foi feita no dia 16 de Novembro de 2002, novas observações feitas com o mesmo instrumento, o IBIS suportam essa teoria.

O Cygnus X-1 está localizado a aproximadamente 10000 anos-luz de distância da Terra e é uma das fontes emissoras de energia mais brilhantes do céu. Ele foi descoberto em 1996 e acredita-se que seja um buraco negro, que está rasgando sua estrela companheira, um estrela do tipo supergigante azul com uma temperatura superficial de aproximadamente 31000 K, em pedaços. A gigante azul orbita o buraco negro com um período de 5.6 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário