quarta-feira, 20 de julho de 2011

Superbolha cósmica é exemplo de reciclagem em escala gigantesca


(O Globo) Usando o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, astrônomos captaram essa bela imagem de uma superbolha cósmica na Grande Nuvem de Magalhães, galáxia satélite da Via Láctea. A Grande Nuvem de Magalhães tem muitas regiões onde nuvens de gás e poeira estão formando novas estrelas e a nova imagem do VLT mostra uma delas, em torno do aglomerado estelar NGC 1929. As estrelas jovens e quentes do NGC 1929 estão emitindo radiação ultravioleta extremamente intensa, o que faz com que o gás em sua volta brilhe.

Conhecida como LHA 120-N 44, ou apenas N 44, esta superbolha é uma vasta concha de matéria com um tamanho de cerca de 325 por 250 anos-luz. Ela foi esculpida pela combinação de dois processos. De um lado, ventos estelares limparam a região central, enquanto de outro estrelas de grande massa do aglomerado próximo explodiram como supernovas, criando ondas de choque que empurraram o gás ainda mais para fora dela.

Embora a superbolha tenha sido criada por forças destrutivas, estrelas novas estão se formando em torno dos limites dela, onde o gás está sendo comprimido. Como um processo de reciclagem em escala cósmica, esta próxima geração de estrelas trará vida nova ao NGC 1929.
----
Matérias similares no Inovação Tecnológica, Terra, Folha e JB
----
Matéria original na ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário