segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Surgimento de Uma Supernova - A Explosão de Uma Estrela Gigante Vermelha


(Stumbleupon.com / Cienctec) O Telescópio Espacial Hubble fez uma imagem da Nebulosa Crescente e revelou que a concha de matéria que envolve a estrela já velha HD 192163 é uma rede de filamentos e de densos nós todos enrolados em uma fina “pele” de gás. A pele está brilhando intensamente pois está sendo bombardeada pela radiação ultravioleta da HD 192163.

A visão do Hubble cobre uma pequena região na parte nordeste da estrutura, que tem aproximadamente três anos-luz de diâmetro. Uma imagem feita por um telescópio baseado na Terra, que é apresentada na parte inferior direita mostra a nebulosa quase que inteiramente. A estrutura completa possui 16 anos-luz de largura e 25 anos-luz de comprimento. O ponto brilhante próximo ao centro da NGC 6888, como é conhecida oficialmente é a estrela HD 192163. A delimitação branca no canto superior esquerdo representa a visão do Hubble.

Após somente 4.5 milhões de anos, ou seja, um milésimo da idade do Sol, a estrela HD 192163 começou sua jornada para se transformar numa supernova. Primeiro ela se expandiu enormemente para se tornar uma gigante vermelha e ejetar suas camadas externas a uma velocidade de aproximadamente 20000 milhas por hora. Duas centenas de milhares de anos depois, o que representa um piscar de olhos na vida de uma estrela, a intensa radiação das camadas internas quentes expostas da estrela começaram a empurrar o gás para fora a uma velocidade superior a 3 milhões de milhas por hora.

Quando esse vento estelar expelido a alta velocidade, atingiu o vento da gigante vermelha mais lento uma densa concha foi formada. Na imagem, uma porção da concha é mostrada em vermelho. A força da colisão criou duas ondas de choque: uma que se moveu para fora da densa concha para criar a estrutura de filamentos verdes e uma outra que se moveu para dentro para produzir uma bolha de gás que emite raios-X e que tem uma temperatura de um milhão de graus. A emissão dos raios-X mais brilhante está perto da parte mais densa da concha de gás comprimida, indicando que o gás quente está evaporando matéria desde a concha. A massiva estrela HD 192163 que produziu a nebulosa aparece como um ponto brilhante no centro da imagem.

A estrela HD 192163 provavelmente explodirá como uma supernova em aproximadamente cem mil anos. Essa imagem permite aos astrônomos determinarem a massa, a energia e a composição da concha gasosa ao redor da estrela pré-supernova. Um entendimento desses ambientes fornece dados importantes para que se possa interpretar as observações das supernovas e de suas partes remanescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário