quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Telescópio da Nasa permite estudos mais preciso de buraco negro

Wise trouxe dados sobre a base dos jatos emitidos no fenômeno. Buraco negro estudado é o GX 339-4, a mais de 20 mil anos-luz da Terra.



(G1) Dados obtidos pelo Wise, um telescópio espacial da Nasa que usa raios infravermelhos para observar o universo, possibilitaram uma nova pesquisa sobre um buraco negro, o GX 339-4, que fica a mais de 20 mil anos-luz da Terra.

O fenômeno já foi estudado anteriormente por outros cientistas, mas ainda não se sabe detalhes sobre ele. Na base do buraco negro, de onde saem os raios mais brilhantes, é difícil fazer as medições.

“Imagine como seria se nosso Sol tivesse estouros repentinos e aleatórios, ficando três vezes mais brilhante em questão de horas e apagando de novo. É o tipo de comportamento que vemos nesses jatos”, disse Poshak Gandhi, da Jaxa, agência espacial japonesa, autor do estudo.

“Com a visão infravermelha do Wise, conseguimos focar em regiões internas, perto da base do jato do buraco negro de massa estelar pela primeira vez”, completou Gandhi.
----
Matérias similares na FolhaAstroPT e Cienctec
----
E mais:
A garganta de um "monstro" (Cesar Baima - O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário