quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Telescópio Alma encontra curioso espiral ao redor de estrela gigante

Imagem foi captada por equipamento do Observatório Europeu do Sul. Estrela R Sculptoris libera gases que ajudam na criação de corpos estelares.



(G1) Pesquisadores descobriram uma estrutura espiral de gás ao redor da estrela gigante vermelha R Sculptoris, considerada uma estrela do ramo gigante assimptótico (AGB).

A imagem foi captada por cientistas graças ao telescópio Alma, que ainda não está em pleno funcionamento, e integra o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto internacional que conta com participação brasileira.

De acordo com o estudo publicado na versão online da revista “Nature” desta quarta-feira (10), isso pode signicar a provável existência de uma segunda estrela, antes não vista, orbitando a primeira estrela.

No final de suas vidas, estrelas AGB, com massas superiores até oito vezes à massa do Sol, se tornam gigantes vermelhas e perdem uma grande quantidade de massa devido ao vento estelar denso. Essa massa de poeira e gás expelida é um dos principais contribuintes para a formação das futuras gerações de estrelas, sistemas planetários e, posteriormente, para a vida. O Sol, eventualmente, deve evoluir para uma AGB, de acordo com o estudo.
----
Matérias similares no TerraiGInovação Tecnológica,  Correio BrazilienseAstronomia On Line - PortugalScientific American Brasil e Hypescience
----
Matéria original no ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário