quinta-feira, 25 de abril de 2013

Irmãs peso-pesado



(Cesar Baima - O Globo) Já comentei aqui que sou um admirador desistemas estelares múltiplos, com “pores-dos-sóis” sendo uma imagem recorrente nas histórias de ficção científica e as supernovas que são “vela padrão” para medida de distâncias astronômicas, do tipo Ia, resultando dadança mortal de duas estrelas próximas. Assim, chamou minha atenção notícia de que astrônomos holandeses descobriram o que se acredita ser o sistema binário com as maiores estrelas já encontrado.

Batizado R144, o sistema está localizado no berçário estelar de 30 Doradus, na Grande Nuvem de Magalhães, pequena galáxia satélite da Via Láctea. Segundo os astrônomos, a dupla tinha uma massa combinada de 300 a 400 vezes a do Sol quando do seu nascimento e atualmente está com entre 200 a 300 massas solares. Ele é um dos objetos do tipo visualmente mais brilhantes do berçário estelar e também apresenta forte emissão de raios x, pista que de fato era uma estrela binária que acabou confirmada por variações no seu espectro.

Com tal gigantismo, imagino o dia em que a primeira das duas estrelas explodir em uma supernova. Provavelmente vai lançar a irmã zunindo pelo berçário, movimento que deverá aumentar ainda mais a taxa de formação de estrelas nele...
----
E mais:
Hubble Fotografa Remanescentes de Supernovas na Grande Nuvem de Magalhães (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário