sexta-feira, 24 de maio de 2013

Telescópio revela densa nuvem interestelar em Centauro



(O Globo) A imagem de uma densa nuvem de gás e poeira interestelar captada pelo Observatório Europeu Austral (ESO, na sigla em inglês) comemora os 15 anos do Very Large Telescope (VLT) o sistema de telescópios do ESO instalado no Norte do Chile. A nuvem cósmica, conhecida pelos astrônomos como IC 2944, tem algo semelhante a glóbulos brancos destacados como pingos de tinta em um fundo de cor entre o vermelho e o rosa, com formas extravagantes esculpidas pela intensa radiação emitida pelas brilhantes estrelas jovens da vizinhança.

As nuvens de gás e poeira interestelares são as espécies de “maternidades” onde novas estrelas se formam e crescem. A imagem da IC 2944 é a imagem mais nítida já obtida para este objeto a partir do solo. A nuvem situa-se a cerca de 6.500 anos-luz de distância, na constelação de Centauro. De acordo com comunicado do ESO, é possível encontrar nesta região do céu muitas outras nebulosas semelhantes, que são exaustivamente observadas pelos astrônomos para estudar os mecanismos que regem a formação estelar.

As nebulosas de emissão, como a IC 2944, são compostas essencialmente por hidrogênio gasoso, que brilha com um distinto tom avermelhado, devido à intensa radiação emitida por muitas estrelas brilhantes recém-nascidas. Podemos observar de forma proeminente, sob o fundo brilhante, misteriosos nós escuros de poeira opaca, nuvens frias conhecidas por glóbulos de Bok. Os objetos foram baptizados em homenagem ao astrônomo holandês-americano Bart Bok que, nos anos 40, foi o primeiro a pensar que estes locais poderiam ser nascedouros estelares. Estes, em particular, são chamados Glóbulos de Thackeray.

Nenhum comentário:

Postar um comentário