quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Uma revolução nas estrelas

Projeto da Agência Espacial Europeia que realizará ‘recenseamento’ na Via Láctea pretende identificar milhões de novos astros e gerar conhecimentos sobre a estrutura e a história da galáxia, a composição e a luminosidade das estrelas e até sobre a matéria escura.


(Ciência Hoje) O ano de 2013 pode marcar o início de uma revolução no espaço. Ou pelo menos no que sabemos sobre ele. Um satélite que a Agência Espacial Europeia (ESA) pretende lançar ainda este ano promete fazer um verdadeiro recenseamento de nossa galáxia. O projeto Gaia pretende identificar milhões de novos astros e trazer uma quantidade de informações inédita sobre a dinâmica das estrelas, além de conhecimento sobre a estrutura e história da própria Via Láctea. Finalizado no início de julho, o satélite segue para testes e montagem final na Guiana Francesa, de onde deve partir ‘rumo ao infinito’ em outubro.

O objetivo do Gaia é criar um mapa acurado da Via Láctea pela observação repetida de um bilhão de corpos. O satélite mapeará os céus por cinco anos para determinar com precisão a posição e o movimento de cada estrela, seu espectro eletromagnético, sua temperatura e sua composição química. "Gaia vai ser a máquina de descobertas da ESA", afirma o diretor de ciências e exploração robótica da entidade, Alvaro Gimenez. "Ela vai dizer do que nossa galáxia é feita e como chegou à forma atual com mais precisão que nunca, colocando a Europa na vanguarda da astronomia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário