quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Estrela mais próxima do sol é capturada pelo Telescópio Espacial Hubble



(NASA em Português) Brilhando nesta imagem do Telescópio Espacial Hubble está a nossa vizinha mais próximo estelar, a anã vermelha Proxima Centauri.

Proxima Centauri está na constelação de Centaurus, a pouco mais de quatro anos-luz da Terra. Embora pareça brilhante através da foto retirada pelo Hubble, a estrela não é visível a olho nu. Sua luminosidade média é muito baixa, e é muito pequena em comparação com outras estrelas com cerca de um oitavo da massa do sol.

No entanto, em algumas ocasiões, o brilho aumenta. Proxima é o que é conhecida como uma estrela em que os processos de convecção dentro do corpo da estrela torna-a propensa a mudanças aleatórias e dramática no brilho. O processo de convecção não só provoca rajadas brilhantes de luz nas estrelas, mas, combinados com outros fatores, fazem com que Proxima Centauri tenha uma vida muito longa.

Astrônomos prevêem que esta estrela continuará a ter ''vida'' por mais quatro trilhões de anos, cerca de 300 vezes a idade do Universo atual.

Estas observações foram feitas usando o Hubble. Proxima Centauri é na verdade parte de um sistema estelar triplo - as suas duas outras estrelas companheiras, Alpha Centauri A e B, encontram-se fora do quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário