quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O que são buracos negros?

Fenômeno atrai tudo ao seu redor, inclusive a luz. Daí o nome que recebe


(Globo Ciência) O Quero Saber de hoje vai para o espaço, conhecer de perto um dos objetos mais misteriosos que existem: o buraco negro. Mas, ao contrário do que muita gente imagina, esse fenômeno não é um buraco no espaço. É um ponto muito pequeno, onde tem muita massa concentrada. Confuso? Vamos tentar simplificar.

No espaço, existem estrelas muito massivas, muito maiores e com mais material que o Sol. Essas estrelas - e o Sol - emitem sua energia (luz, calor e muitas outras formas de energia) por meio de um processo chamado fusão nuclear. Os átomos em seu interior vão se fundindo e essa fusão provoca uma pressão que deixa a estrela com o tamanho aproximado que ela tem. Mais perto do fim da vida dela, a fusão dos átomos emite menos energia e a gravidade dela é tão forte que a estrela implode.

Se a estrela é muito maior que o Sol, por exemplo, a implosão é tão grande que todos seus átomos ficam concentrados em um ponto muito pequeno, gerando um astro muito denso. "Esse astro é tão denso que tem uma propriedade especial. Fica dentro de um horizonte onde nada escapa dele, nem sequer a luz", explica Armando Bernui, pesquisador do Observatório Nacional.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário