quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Fogo no céu


(Cesar Baima - O Globo) Na semana passada, um professor de astronomia da University College London, Steve Fossey, ensinava alunos da instituição a usar telescópios quando, por acaso, a turma foi a primeira a observar a explosão de uma supernova em uma galáxia a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra, a mais próxima desde 1987. Segundo os especialistas, a supernova na Galáxia do Charuto ainda está aumentando de brilho e poderá ser vista até com binóculos e pequenos telescópios nas próximas semanas, mas devido à sua posição no céu, apenas por observadores no Hemisfério Norte.

Fosse a aula de Fossey um pouco mais de 100 anos atrás, no entanto, ele e seus alunos não teriam visto uma supernova que explodiu muito mais perto de nosso planeta, e cujos restos foram observados pelo telescópio espacial Chandra (raios-x) na imagem composta de raios-x e luz visível que abre este post. Se não estivesse escondida por uma nuvem de poeira (veja a imagem da mesma região do céu apenas no espectro visível abaixo), então teria chegado à Terra a luz da explosão de uma estrela a apenas 28 mil anos-luz de distância, que acredita-se ser a mais recente ocorrida na Via Láctea no tempo terrestre.


Assim como a supernova vista por Fossey, a do início do século passado é do tipo Ia. Estas supernovas são provocadas pelo colapso de estrelas anãs brancas, como será o nosso Sol daqui a uns 7 bilhões de anos, mas que estão em sistemas binários. O processo pode acontecer de duas maneiras: ou a anã branca “rouba” material de sua companheira “normal” até atingir massa crítica ou sua companheira também é uma anã branca e as duas acabam por colidir pela ação da gravidade, atingindo instantaneamente a massa crítica necessária.

As supernovas Ia são usadas pelos astrônomos como marcadores de distâncias no Universo, pois seu brilho absoluto é sempre o mesmo. Desta forma, a análise do seu brilho aparente e espectro podem dizer o quão longe elas ocorreram.
----
E mais:
O que são: Novas e Supernovas? (O Guardador de Estrelas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário