segunda-feira, 19 de maio de 2014

Existem nano partículas de cimento no espaço produzidas por supernovas?


(Eternos Aprendizes) As supernovas podem atuar como ‘betoneiras cósmicas’, de acordo com uma análise que olha como identificar um material básico de construção civil, o cimento, no espaço.

O cimento é fabricado pela mistura de água com silicatos de cálcio, moléculas feitas de cálcio, silício e oxigênio. Quando as estrelas massivas explodem, elas deflagram pelo espaço uma variedade de elementos. Sabemos que os componentes do cimento podem ser facilmente encontrado nas nebulosas remanescentes de supernovas. Entretanto, os pesquisadores, até então, não tinham procurado por elementos combinados (como o cimento). Assim, nós ainda desconhecemos a quantidade que é efetivamente produzida.

Goranka Bilalbegović, Universidade de Zagreb, Croácia, e seus colegas analisaram três tipos de aglomerados de partículas nanométricas encontrados no cimento.

Bilalbegović e equipe usaram uma simulação computacional para descobrir como estas partículas apareceriam em um espectro de absorção, que mede as frequências de luz que um objeto absorve e que permite revelar sua composição química. Além disso, sabemos que o cimento teria uma assinatura infravermelha única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário