quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Qual o buraco negro mais próximo?


(Galileu) O nosso indesejado vizinho, capaz de aprisionar tudo o que estiver por perto (até a luz), chama-se V616 Monocerotis. Este buraco negro está na Constelação de Unicórnio e tem nove vezes a massa do Sol. Mas nada de bancar o profeta do final dos tempos: a distância para a Terra é estimada em 3 mil anos-luz. Só para ter ideia, cada ano-luz equivale a cerca de 10 trilhões de quilômetros.

Originados da morte de estrelas, os buracos negros são descritos pelo professor Rodrigo Nemenn da Silva, do Departamento de Astronomia da USP, como “as piores prisões do Cosmos”. Apesar de os cientistas considerarem que há milhões de buracos negros não descobertos em nossa galáxia, a chance de um deles se aproximar de nosso planeta é remota. “A probabilidade é muito menor do que a de um asteroide de grande porte atingir a Terra”, diz Nemenn da Silva.

Mesmo assim, pelo amor à ciência, o professor realizou uma simulação em computador para entender o que aconteceria caso um buraco negro se alinhasse às nossas redondezas espaciais. “Provavelmente, ele tiraria a Terra da órbita do Sol, expulsando o nosso planeta do Sistema Solar. É mais ou menos a ideia de você estar em um espetáculo com bailarinas dançando e, de repente, lançam um leão faminto no palco.” Melhor não pensar nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário