quinta-feira, 10 de abril de 2014

Hubble captura incríveis ecos de luz em estrela distante



(io9/sci-news/Hypescience) Uma das coisas boas de viver com a cabeça no mundo da lua é que, de tempos em tempos, você pode fazer descobertas e ver algumas coisas bastante incríveis. Pelo menos esse é o caso dos astrônomos da NASA.

Uma das imagens captadas usando o famoso Telescópio Espacial Hubble foram da estrela RS Puppis, um tipo de estrela conhecida como Cefeida.

As Cefeidas são uma classe de estrelas conhecidas por terem uma intensidade luminosidade, que varia de acordo com um padrão previsível. Geralmente, elas são supergigantes e, acredite, mais brilhantes que o próprio sol. No caso da RS Pup – apelido carinhoso usado entre os cientistas -, a estrela é mais de 200 vezes maior que o sol e algo em torno de 15 mil vezes mais brilhante.

A RS Pup tem mais um fator interessante: ela está incomumente envolta por densas nuvens de uma poeira escura, que acabam permitindo a visualização do fenômeno conhecido como “eco de luz” com uma clareza impressionante.

Para trazer essas imagens até nós, a equipe de astrônomos da NASA usou o Hubble para observar a estrela ao longo de um período de cinco semanas, em 2010. Durante esse tempo, o telescópio capturou imagens de diferentes estágios do ciclo da estrela, permitindo a criação de um vídeo em time-lapse que você pode ver abaixo:



Conforme a RS Puppis expandia e brilhava, os astrônomos puderam ver um pouco dessa luz refletida a partir de ondas de poeira e gás que se formaram na nebulosa que está em torno da estrela, criando a ilusão de que esses gases estariam saindo do corpo celeste – quando, na verdade, estavam lá o tempo todo.

Mas, além desse efeito de “eco de luz” ser certamente surpreendente e interessante por si só, existe outra razão científica para observar estrelas Cefeidas. O período de suas pulsações é conhecido por ser conectado diretamente ao seu brilho intrínseco, uma propriedade que permite aos astrônomos usá-las como marcadores de distância cósmica.

Há alguns anos, cientistas usaram o eco de luz formado em torno da RS Puppis para medir a distância que essa estrela está da Terra, obtendo uma medida mais precisa do real distanciamento entre a Cefeida e nós. Dessa forma, estudar estrelas como esta pode ajudar os cientistas a medir e compreender a grande escala do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário