terça-feira, 13 de maio de 2014

Supernova engana astrônomos com lente gravitacional


Amplificação cósmica
(Unicamp/Inovação Tecnológica) O brilho excepcional e aparentemente inexplicável da supernova PS1-10afx, descoberta em 2010 e descrita na literatura científica em 2013, não passa de ilusão causada pela gravidade de uma galáxia localizada na vizinhança.

Quando observada pela primeira vez, a PS1-10afx tinha uma luminosidade tão intensa que levou alguns cientistas a propor que se tratava de uma nova classe de estrela, até então desconhecida.

Outros, no entanto, propuseram que se tratava de uma supernova comum, cujo brilho estaria sendo amplificado pela gravidade de um objeto próximo.

Pesquisadores de uma equipe da Universidade de Tóquio, encabeçada por Robert Quimby, decidiram buscar a lente gravitacional que seria responsável pela amplificação, e agora dizem tê-la encontrado.

Quimby explica por que a galáxia responsável pelo efeito de lente de aumento não havia sido identificada antes:

"Acontece que a galáxia que hospeda PS1-10afx parece mais brilhante que a galáxia-lente, então a luz da lente simplesmente se perde no brilho da hospedeira," disse ele.

Mas ele e seus colegas garantem que a lente está lá, trazendo a PS1-10afx para a classificação tradicional de supernova Tipo Ia.

Esta não é a primeira controvérsia envolvendo essas explosões raras de estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário